“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

domingo, 23 de junho de 2013

XIII ENCONTRO DE EDUCADORES / 2013- Fundação Romi

INSCRIÇÕES GRATUITAS Período: de 22 a 24 de julho de 2013 OFICINA 29 - MARACATU BAQUE DA SANTA e MEU PEQUENO PRÍNCIPE Sia Santa A companhia de teatro SIA SANTA produziu um espetáculo poético recomendado às crianças de 6 a 12 anos, reunindo seis atores, que se revezam em 20 personagens, que cantam, dançam e interpretam. É uma releitura da obra francesa, valorizando a aventura e a importância de se conquistar uma boa amizade. Meu Pequeno Príncipe é uma fábula ou, como prefere o grupo, uma parábola! Estreou em Londrina - PR em Agosto/97 e vem cumprindo turnê nacional, excursionando por Curitiba, Maringá, Brasília, Goiânia, Sorocaba, Santos, Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Campo Grande, Cuiabá, Rio de Janeiro, Niterói, Porto Alegre e Joinville. O espetáculo integra o Programa "A Escola Vai ao Teatro", que percorre o país desde 1973, com apresentações no horário escolar e atendeu cerca de 3 mil escolas brasileiras. Público Alvo: Período da Manhã - Professores da rede municipal de SBO que lecionam de manhã e em período integral e professores de outras redes que se inscreveram nas oficinas do período da manhã. Período da Tarde - Professores da rede municipal de SBO que lecionam à tarde, equipe gestora e professores de outras redes que se inscreveram nas oficinas do período da tarde. Dia 24 às 8h30 e às 13h30 no Teatro Municipal Manoel Lyra OFICINA 28 - A SOMBRA "A Sombra" é uma comédia que faz parte de um tradicional repertório dos circos brasileiros. Trata-se de uma peça teatral curta (cerca de 50 minutos) na qual o palhaço tem espaço de sobra para desenvolver toda a sua capacidade cômica. Nessa versão da comédia, encenada pela Família Burg, o palhaço Gonçalvez vive um pai super ciumento na difícil missão de impedir que sua apaixonada filha, Julinda, namore. A moça, no entanto, recebe, em casa, escondido do pai, seu namorado palerma e metido a galã, o romântico Hugo Augusto. As mais inusitadas situações são criadas pela moça e pelo namorado para esconder, do ciumento pai-palhaço, o namoro dos dois. A peça foi trazida à Família Burg por Jaqueline Souza, uma artista circense que nasceu e se criou no circo "Bombril", de seu pai, e com a qual a Família Burg teve o privilégio de conviver e aprender durante a orientação dos ensaios. A direção do espetáculo coube a Ésio Magalhães, experiente e premiado ator do Barracão Teatro. A composição da trilha sonora original foi feita por Eduardo Guimarães, numa mistura de temas e ritmos que passeiam pela diversidade da música brasileira, incluindo xote, baião, brega, etc. A música é executada, ao vivo, pelo músico com sanfona e teclado. Dia 23/07, das 11h às 12h. Dia 23/07, das 13h às 14h. OFICINA 26 - DEDO DE MOÇA Dedo de Moça é um espetáculo musical baseado no último trabalho da musicista Tatiana Rocha, que traz ao palco um panorama de ritmos de diversas regiões brasileiras através das cantigas e histórias do folclore brasileiro. A apresentação, que mistura linguagens da música e do teatro, conta um pouco da história dos ritmos e propõe uma interação com o público de todas as idades que é convidado a participar do espetáculo de uma maneira divertida, ajudando a perpetuar a cultura popular brasileira. Dia 22/07, das 11h às 12h. OFICINA 27 - MOMENTO CIRANDA Esquete do Grupo Anjos do Riso e roda de cirandas e outras brincadeiras. Traga seu verso pra brincar na roda de cantigas com a gente. Dia 23, das 11h às 12h. Dia 23, das 13h às 14h. RELATOS: 1 - FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM APRENDIZADO ALÉM DO ESTUDO DE VALORES Brígida Helena Relato de atividades com crianças de 9 a 11 anos realizadas no projeto Abelhas Ocupadas, que vão além do estudo dos valores. São experiências dinâmicas que tornam as aulas de Filosofia movimentadas e divertidas. Dia 22, das 13h às 14h. 2 - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA - PROJETO DE VIDA Sueli Torres O objetivo deste relato é revelar a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente do Núcleo de Educação Integrada - NEI - da Fundação Romi: um programa piloto, exemplo para a educação brasileira. Dia 22, das 13h às 14h. 3 - SEU ALUNO TEM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM? SERÁ QUE ELE PRECISA DE UM FONOAUDIÓLOGO? Luciana Maluf Cervone O objetivo da oficina é refletir sobre as práticas que o professor pode realizar em sala de aula que auxiliam a criança no desenvolvimento da linguagem oral e escrita com a ajuda de um fonoaudiólogo; pensar nos sons do português, assim como trabalhar e estimular a atenção e memória para o desenvolvimento da aprendizagem. Dia 22, das 13h às 14h. 4 - TODO MUNDO TEM UM POUCO DOS INDÍGENAS DENTRO DE SI Tatiane Pereira de Souza Faria Motta A escola deve propiciar aos alunos o conhecimento sobre o processo de construção do país pelas diferentes etnias, trazendo a necessidade de trabalhar de forma adequada a história e a cultura indígena na sala de aula. Além da obrigatoriedade (Lei 11.645/2008), a cultura indígena faz parte da nossa história. É necessário explorar a temática, pois pesquisas apontam que esse tema é frequentemente ignorado nos programas curriculares e tem sido pouco explorado pelos professores ou lembrado apenas no dia 19 de abril. Sendo assim, a escola tanto pode ser um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito existentes tanto no meio social como no educacional, afinal "Todo Mundo tem um pouco dos Indígenas dentro de si". Esse relato foi premiado na 10º Concurso FNLIJ CURUMIM - LEITURA DE OBRAS DE ESCRITORES INDÍGENAS NO ANO DE 2013. Dia 22, das 13h às 14h. 5 - VIVER PARA APRENDER OU APRENDER PARA VIVER Sérgio Velozo A educação escolar é um compromisso, uma responsabilidade que devemos aprender a encarar, desde nossa infância, com naturalidade. Quem entende a vida assim tem muitas chances de se realizar. Dia 22, das 13h às 14h. 6 - O AFETO COMO FIO CONDUTOR DA VIDA E DA EDUCAÇÃO - RELATOS DE UMA CAMINHADA PELA VIDA Márcia Ameriot Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna.O afeto é um ingrediente insubstituível na educação atual para um ensino-aprendizagem digno, onde através do relacionamento entre diretores, professores, alunos e pessoal administrativo das escolas, o educando se motiva e interessa pelo conhecimento. Dia 22, das 13h às 14h. OFICINAS: OFICINA 1 - ARTE NAIF - UM RETRATO DA VIDA COTIDIANA Silvania Dollo e Fernanda Giacon A vida cotidiana trabalhada de forma prática e sustentável, usando a Arte Naif como elemento condutor. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 2 - PICASSO PARA CRIANÇAS - CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO NO DESENHO Silvania Dollo e Fernanda Giacon Atividades com sugestões práticas para trabalhar construção e desconstrução, tendo como referência a obra de Picasso. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 3 - SISTEMA SOLAR - UMA INTEGRAÇÃO ALÉM DO VIRTUAL Wallesandra Araújo Silva e Sueli Olivato O sistema solar será trabalhado em uma demonstração dinâmica, promovendo a construção do conhecimento e a alfabetização científica de forma lúdica e agradável. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 4 - MATEMÁTICA & PORTUGUÊS: A DUPLA MÁGICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Rosana Rosolen e Celina Stela Marques Esta oficina oferece uma reflexão sobre leitura, interpretação e o desenvolvimento do raciocínio que por meio de histórias, problemas, desafios e atividades práticas auxiliam a organizar as informações recebidas, processá-las e a estimular o interesse pela descoberta, efetivando a aprendizagem. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 5 - A SALA DE AULA COMO PALCO PARA A DANÇA E O JOGO TEATRAL Silvia Regina Domingues Esta oficina possibilitará ao professor compreender alguns dos princípios básicos do Sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin; desenvolver habilidades e competências necessárias à atuação em sala de aula através dos Jogos. Tem o objetivo de desenvolver uma disponibilidade corporal para dança-teatro de Rudolf Laban, o ser como integrado que pensa-sente-faz, ou seja, colocar o pensamento em movimento. Dançar é um grande prazer. A dança é uma linguagem corporal. Ao dançar, homens e mulheres tanto inventam movimentos, tempo e espaço como também se transformam em personagens, pois a dança cria um jogo de forças, torna visível no corpo e no movimento todo o universo de ações e significados diversos do cotidiano. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 6 - O TEATRO DE BONECOS NA ESCOLA: CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO Silvia Regina Domingues Esta oficina visa à utilização do Teatro de Bonecos como instrumento pedagógico, na formação e desenvolvimento das crianças, o qual traz inúmeros benefícios, como: despertar a criatividade, ampliar a imaginação, aperfeiçoar a concentração, trabalhar a timidez, exercitar a voz e suas entonações, valorizar o trabalho em grupo, desenvolver a coordenação motora, etc. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 7 - A FILOSOFIA NAS ENTRELINHAS DA EDUCAÇÃO INTEGRADA Brígida Helena e Paulo Bazo Trabalhar a Filosofia com alunos de 1º ao 5º ano de modo a integrá-los como protagonistas na sociedade em que atuam, deixando de ser reprodutores de valores, para se tornarem autores conscientes das próprias atitudes. Público Alvo: Professores do Fundamental I Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 8 - UM DIÁLOGO SOBRE AS DIVERSIDADES E ADVERSIDADES EM EDUCAR - UMA CONVERSA ENTRE AS TRÊS ESFERAS: FAMÍLIA, ESCOLA E MEIO SOCIAL. Brígida Helena Proporcionar aos professores, pais e demais participantes a oportunidade de questionarem a importância de se trabalhar e dialogar sobre uma educação, um ensinar em que as diversidades e adversidades sejam respeitadas e refletidas por todos. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 9 - A INFORMÁTICA NA SALA DE AULA - COM COMEÇO, MEIO E FIM Magda Rizetto e Vanessa Juliato Orientar o professor a trabalhar com a informática em suas aulas, de maneira que haja integração com os trabalhos realizados, tendo um objetivo a ser atingido, que possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 10 - COMO VAI A SUA PRÁTICA DE FALAR EM PÚBLICO? Maestro Paulo César Bellan Esta oficina tem por objetivo trabalhar a Expressão Oral, capacitando os participantes a falarem melhor em público, sem medo, através de exercícios práticos de articulação e respiração, com técnicas fundamentais da oratória. Público alvo: Professores de todos os níveis Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 11 - "E, SE NÃO MORRERAM, VIVERAM FELIZES ATÉ HOJE..." - A ARTE DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS Silvia Helena Azanha Por meio de dinâmicas e vivências, despertar o contador de histórias que existe em cada um e disseminar, pela prática, o direito de formar não somente leitores, mas cidadãos mais sensíveis e humanizados. Público alvo: Professores de Educação Infantil Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30 OFICINA 12 - CORDEL: LITERATURA E ARTE A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO Maria Regina Sargiolato e Nanci Renata F. Manfrim O objetivo da oficina é ensinar as técnicas da Literatura de Cordel, como um meio de divulgação de produções textuais, em prosa ou verso, sejam elas: histórias infantis, lendas, crônicas, relatos de episódios históricos, poesias; com temas religiosos, políticos e/ou sociais, entre muitos outros. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 13 - VISÃO INTEGRAL DA SEXUALIDADE: DA CONCEPÇÃO À FINITUDE DA VIDA Domingo Nunes Este tema tem como objetivo abordar todas as etapas da sexualidade: infantil, juvenil, adulta e senil. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 14 - O CLIMA DA CLASSE Clínica Original Terapias Integradas - Maria Angélica Pimentel, Andréa Bueno e Tháis Flores O objetivo desta oficina é oferecer técnicas para melhorar o relacionamento interpessoal professor / aluno, bem como dinâmicas que auxiliem o dia a dia da instituição. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 15 - "PROCESSO CRIATIVO NA ARTE ATRAVÉS DO FILME MODIGLIANI" Walcirley César Siqueira Desenvolver a habilidade de leitura em arte, a apreciação e a interação com obras de diferentes épocas e estilos, bem como promover a criação artística. Público alvo: Professores de todos os níveis Dia 22, das 14h às 17h30. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 16 - ARTETERAPIA Josilaine Lima A Arteterapia é uma terapia que, através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade, favorece a liberação de emoções, de conflitos internos, de contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos. Facilita e estimula a coordenação motora, o processo de individuação e o equilíbrio físico, mental e espiritual. Os materiais utilizados têm propriedades que mobilizam emoções e sentimentos de maneiras diversificadas a cada indivíduo. "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível." (Leonardo da Vinci) Público Alvo: Professores de todos os níveis. Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 23 das 14h às 17h30. OBS: Os participantes deverão comparecer com roupas confortáveis. OFICINA 17 - DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DOS DIVERSOS RITMOS Marília Camargo Esta oficina oferece uma proposta de ação através da vivência dos diversos ritmos e tem por objetivo apresentar possibilidades de movimentos corporais tornando-os significativos no cotidiano, ou seja, atividades de dança a serem trabalhadas na escola. O professor conhecerá, de maneira breve, a história das danças e dançará diversos ritmos, tanto da cultura nacional quanto da internacional, dentre eles: danças folclóricas, contemporânea, circulares, hip hop, balé e outros. Público alvo: Professores do Ensino Fundamental I e II Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 18 - A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: QUAIS SÃO, COMO IDENTIFICÁ-LAS E O QUE FAZER. Lana Petrini Através dessa oficina, com explanação teórica e exercícios com dinâmicas, pretende-se envolver os educadores e torná-los conscientes da importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil e sua relação com as dificuldades de aprendizagem. Público alvo: Professores de Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, bem como aos demais educadores. Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 19 - ALFABETIZAR... COMO? Rose Barleta O objetivo desta oficina é mostrar como o programa da alfabetização fônica busca desenvolver duas competências dos alunos: consciência fonológica e conhecimento das correspondências entre grafemas e fonemas. Público alvo: Professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I Dia 22, das 7h30 às 11h. Dia 22, das 14h às 17h30. OFICINA 20 - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL E PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM AUTISMO Fernanda M. Pierin Berardineli Oferecer as classificações de comportamentos que fazem parte do diagnóstico do Autismo, bem como possibilitar uma explanação acerca dos critérios do diagnóstico, da intervenção comportamental e da pedagógica. Público alvo: Professores de todos os níveis Dia 23, das 7h30 às 11h. OFICINA 21 - O CEDOC E O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL Sandra Edilene de Souza Barboza e Cia. Xekmat A história local torna-se importante no processo educativo, porque faz parte da vivência do aluno, uma vez que resgata a vida e a cultura da comunidade em que está inserido. Através da experiência do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, no Projeto de Educação Patrimonial, os participantes conhecerão a forma como o CEDOC trabalha com a história local e as possibilidades de atividades interdisciplinares que podem ser desenvolvidas a respeito dessa temática. Público alvo: Professores de todos os níveis Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 22 - JOGOS + TECNOLOGIA + EDUCAÇÃO = PARCERIA PERFEITA Maria Regina Sargiolato e Nanci Renata F. Manfrim O objetivo desta oficina é ensinar a explorar sites gratuitos com jogos educativos para crianças a partir de cinco anos, proporcionando aprendizagem através de atividades lúdicas, com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando. Público alvo: Professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 23 - JOGOS DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Leda Maria Torres Haddad Refletir sobre o uso dos jogos como mais um recurso para desenvolver os conhecimentos matemáticos dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e contribuir para a organização do planejamento da rotina de matemática, tendo em vista as orientações curriculares. Público alvo: Professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 24 - BRINCANDO COM CIÊNCIAS Wallesandra Araújo Silva Trabalhar a Ciência de forma prática, divertida e interessante, utilizando instrumentos simples, confeccionados com materiais recicláveis e de baixo custo. Público alvo: Professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. OFICINA 25 - O TRABALHO DA APAE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Elizabete Ap. Camargo da Silva Modenese e Gleice Cristiane de Santana Esta oficina tem por objetivo esclarecer sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade de forma geral, enaltecendo o trabalho da educação especial e da equipe multiprofissional nesse processo. Público alvo: Professores de todos os níveis Dia 23, das 7h30 às 11h. Dia 23, das 14h às 17h30. Fonte:http://www.fundacaoromi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário