“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Brincar de crescer para crescer de verdade

Por Blog Pedagogiando

"Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão
"
MILTON NASCIMENTO, 1998).





Imagem: Arquivo pessoal de Patrícia Nakai

Dos 0 aos 7 anos, a criança aprende brincando as coisas sérias da vida.É o momento do encontro com árvores para subir, com terra para brincar, com brinquedos graciosos. É também o momento de aprender através da socialização e da imitação.

Brincando a criança estabelece um processo de trocas intensas com a realidade e com a fantasia. A criança brinca com o desconhecido para torná-lo conhecido, estabelece uma relação de imaginação e criação para recriar a realidade. Explorando vai aprendendo, vai buscando o conhecimento, para mais tarde poder generalizá-los.

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
...”
(CHICO BUARQUE)

Brincando, a criança faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo professor e pelo grupo, e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar.

A criança fica alegre, desafia seus limites, vence obstáculos, gasta energia, desenvolve o raciocínio lógico e a coordenação motora, adquirindo auto-confiança e aperfeiçoando seus conhecimentos.

Enquanto brinca a criança tem a possibilidade de formar seu mundo seguindo seu caminho e empregando melhor seus próprios recursos. Brincando a criança aprende com mais profundidade, flexibilizando pensamentos, criando e recriando seu tempo e espaço, adequando-se às transformações na vida real, incorporando novos conhecimentos e atitudes. Buscando sentido para sua vida.

"Um brinquedo...
O que é um brinquedo?
Duas ou três partes de plástico, de lata...
Uma matéria fria
Sem alegria
Sem história...
Mas não é isso, não é filho!
Porque você lhe dá vida
Você faz ele voar, viajar...

(TOQUINHO, 1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário