“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O espaço escolar como facilitador no processo de ensino-aprendizagem

Por Blog Pedagogiando

Segundo OLIVEIRA (2000) o ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos. (p.158, apud HANK, 2006).

A educação atual exige um gestor/ diretor cada vez mais envolvido com o pedagógico, é necessário que toda a equipe escolar se sinta educador, caso contrário os professores não terão a possibilidade de proporcionar aos alunos vivências significativas de aprendizagens.

Assim, a sala de aula não é o único espaço em que os processos pedagógicos devem acontecer. O espaço escolar é a escola como um todo. Mas para que isso ocorra, o projeto político-pedagógico da escola, construído coletivamente deve estabelecer o melhor funcionamento desses espaços.
Os espaços construídos para criança devem ser explorados pela mesma, em uma relação de total interação, de troca de saberes, de aprendizagem e de liberdade, de socialização e de prazer.

De acordo com Oliveira (2000, p.158)o ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos.

Assim, as aprendizagens que ocorrem dentro dos espaços escolares são fundamentais na construção da autonomia da criança sendo a mesma a própria construtora de seu conhecimento, pois o conhecimento é gerado a cada momento em que a criança explora os espaços disponíveis a ela.

Portanto, refletir sobre o espaço escolar objetivando oferecer a aprendizagem é atender a todas as necessidades da criança possibilitando sua autonomia e favorecendo o desenvolvimento a partir de suas singularidades, é gerar em seu interior discussões que norteiem o trabalho pedagógico e administrativo fortalecendo o coletivo, é modificar paradigmas.

Referências Bibliográficas
OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

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