“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

terça-feira, 26 de abril de 2011

Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola

Por Blog Pedagogiando

Fonte: Banco de Imagens

"É impossível enumerar todos tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidade. Embora não o faça de maneira consciente e eficaz, a pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade a propor ações e atitudes para transformá-la". Gandin (2001, p. 83),

De acordo com Padilha (2001, p.30) o ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações visando o melhor funcionamento de instituições, empresas e outras atividades humanas.

Sendo assim, planejar é uma atividade também importante na área da educação, visto que suas características básicas são evitar o improviso, prevenir acontecimentos futuros, nortear caminhos da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.

Para Vasconcellos (1995, p. 53), "o planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal", sendo consideradas as políticas educacionais.

No entanto, é importante ter em mente que as políticas educacionais são determinadas pelo momento histórico dos grupos sociais que delas usufruem.

Deste modo, como local de realização dessas políticas, a escola deve assumir de maneira efetiva o desafio de democratizar suas práticas construindo o planejamento do trabalho pedagógico de maneira participativa contribuindo dentre outros para garantir que as responsabilidades sejam assumidas por todos, compartilhando-o com os vários segmentos escolares, identificar oportunidades para estimular decisões coletivas e descentralizar o poder da equipe gestora.

Partindo dessa idéia, podemos dizer que o planejamento participativo e os processos pedagógicos da escola são um instrumento responsável pela concepção, organização e integração do trabalho escolar, com o objetivo de transformar da realidade, considerando que cada escola se constrói a partir de condições específicas. Sendo portanto, o elemento que busca uma direção para as práticas desenvolvidas pela escola.

Trata-se, enfim, de um instrumento de gestão, cuja intenção principal é apontar a intencionalidade da escola como instituição educativa.

Referência Bibliográfica:

GANDIN, D. Posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteira, v.1, n. 1, jan./jun., 2001.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário