“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aliança desenvolve projeto de educação e cuidados para crianças abrigadas de 0 a 6 anos com apoio do IMPAES


“Arte, Educação e Cuidados para crianças abrigadas” é um projeto da Aliança Pela Infância, para a formação continuada de profissionais de Abrigos da cidade de São Paulo. Teve início em janeiro de 2012 com atuação em quatro Instituições de Acolhimento e se estenderá em outras quatro, no ano de 2013. A idéia é focar a criança de 0 a 6 anos, sem desconsiderar os outros habitantes do abrigo que podem ter até 17 anos e onze meses. Conta com a parceria técnica do Instituto Fazendo História, que realiza o Projeto Palavra de Bebê, com atuação de grande experiência e êxito nesta área.

O projeto se apóia na ferramenta das artes visuais para auxiliar no desenvolvimento e socialização das crianças e também para colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores. Seu conteúdo está apoiado, principalmente, nos pensamentos de autores como Anna Marie Holm, Edith Derdyk, Viktor lowenfeld, Rhoda Kellogg, Emmi Pikler, Paulo Freire, John Bowlby, Rudolf Steiner, Gerda Alexander, F. Dolto, Erich Neumann, René Spitz.

O objetivo geral é contribuir para a capacitação de educadores de crianças em situação de acolhimento institucional, através de atividades plásticas e do estudo do desenvolvimento infantil.

É contemplada a formação de colaboradores voluntários do Instituto Fazendo História, que trabalham no projeto Palavra de Bebê, visitando periodicamente os abrigos em que atuaremos. Eles nos apoiarão na implantação e manutenção dos conceitos e práticas que passaremos para os educadores. O “Arte, Educação e Cuidados para crianças abrigadas” também proporcionará formação continuada dos educadores e equipe técnica de 4 abrigos na cidade de SP. Também serão realizadas vivencias práticas junto com crianças e educadores e encontros anuais com cinco representantes de cada abrigo, para aprofundamento e intercâmbio de experiências.

O público alvo inclui os educadores de abrigos, que trabalham em regime de plantão 12 por 36 horas, sendo que a única formação exigida é o ensino médio o que resulta em profissionais mal preparados. Composto em sua maioria por mulheres, os educadores acumulam seu trabalho com as tarefas domesticas, não restando muito tempo e condições financeiras para formação continuada e atividades culturais. Atingiremos anualmente cerca de 15 colaboradores voluntários; 60 profissionais dos abrigos; 100 crianças.

A capacitação dos voluntários será realizada na sede do Instituto Fazendo História, a formação continuada dos educadores e oficinas com crianças será nos abrigos e a reunião de aprofundamento e intercâmbio de experiências será na sede da Federação de Bandeirantes do Brasil.

O projeto é financiado pelo Impaes, Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social, instituição que se propõe beneficiar iniciativas que tenham como meta a capacitação de educadores na área da arte, visando efeito multiplicador em todas as suas ações sempre voltadas à formação de crianças, jovens e adultos, em comunidades de baixa renda. Para saber mais, acesse: http://www.impaes.org.


Fonte:http://www.aliancapelainfancia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário