“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

quarta-feira, 21 de março de 2012

Um autista vencedor: Guilherme Flaquer!

Imagem: Arquivo pessoal

Marília Flaquer

Hoje,neste dia tão especial, dedicado a todos com Síndrome de Down, eu particularmente tenho muito o que comemorar pois é o 25º aniversário do meu filho Guilherme Flaquer, diagnosticado com Síndrome de Asperguer (espectro autista).

Não posso dizer que foram anos fáceis, ao contrário, e só quem tem um filho ou filha deficiente é conhecedor das dificuldades pelas quais passamos e passam nossos filhos, do preconceito e da exclusão que os atinge tantas e tantas vezes. No entanto, os momentos de alegria e orgulho superam cada lágrima derramada por nós e por eles.

Meu filho Guilherme foi desacreditado por muitos especialistas, alguns não confiavam sequer que ele concluiria o Ensino Fundamental. Mas, ele foi incansável, nunca se deixou abater, a cada não recebido, a cada derrota, surgia em meu filho uma força imensa. E hoje ao completar 25 anos, vejo em seus olhos a satisfação por ter conquistado tudo o que sempre desejou, a sua insaciável vontade de aprender, de ir além, a sua garra e determinação e mais do que isso vejo no Guilherme a alegria de uma criança em tudo o que faz.

Sei que a batalha não terminou, ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas acredito que o pior passou e que a cada dia mais e mais portas estarão abertas para os deficientes. Este é o nosso sonho, de um mundo onde a exclusão e o preconceito façam parte de um passado vergonhoso e cruel.

Em tempo: meu filho Guilherme é graduado em Tecnologia em Marketing e Gestão de Pequenas e Médias Empresas, tem Pós Graduação em Docência e Didática do Ensino Superior e MBA em Marketing e Vendas, trabalha no setor administrativo de empresa bastante conceituada.

Às mães, pais, avós, avôs, enfim a todos que compartilham essa caminhada e principalmente aos deficientes, deixo como última mensagem a frase que Guilherme sempre repetiu para si mesmo: Eu quero, eu posso, eu consigo!

Feliz Aniversário Gui!!

2 comentários:

  1. Que lindo Marília, vc escreveu uma qualidade do Gui, que tb é bastanta presente no Marcelo o quanto que os dois seempre lutaram por seus desejos e ideais... Fico muito feliz em ter notícias e saber que está tão bem!! Eles e vc merecem!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tati, quanto tempo!!
      Ficamos felizes por saber que mesmo à distância, você continua tão presente.
      É verdade, o Gui e o Ma estão tão bem, tão seguros, independentes, progredindo a cada dia. E isso tudo devemos a você e à equipe da Adacamp.
      Obrigada por tudo, pelo carinho!

      Excluir