“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

terça-feira, 27 de março de 2012

O preconceito contra os analfabetos


A educação é um DIREITO inalienável de todo cidadão, inscrito em 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos e no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966.

Apesar disso, o analfabetismo não é percebido como expressão de processos de exclusão social ou como violação de direitos coletivos, e sim como experiência individual de desvio ou fracasso, que provoca repetidas situações de discriminação e humilhação.

Por falta de informação, a relação que as pessoas tem com o analfabeto é mediada por preconceitos, pré-julgamentos e estigmas.

Só no Brasil, existem 14 milhões de analfabetos absolutos, ou seja, pessoas que não sabem ler e nem escrever, que tiveram um Direito violado e ainda sofrem com o preconceito.

Segundo a professora da Universidade de São Paulo e especialista em educação de jovens e adultos, Maria Clara Di Pierro, “há uma certa invisibilidade desse tema, como se pudéssemos passar à margem de 14 milhões de brasileiros. Não é um problema residual, nem um problema do passado. É um problema que se repete a cada dia.”

A exclusão educacional dos jovens e adultos também não é um assunto abordado com frequência pelos meios de comunicação: uma pesquisa realizada em 2004 constatou que apenas 1,8% das matérias publicadas na imprensa escrita tratavam desse tema.

Diante desse fato, os meios de comunicação possuem um papel fundamental para começar a mudar esse cenário.

É necessário que a sociedade compreenda a questão do analfabetismo no Brasil para que exista maior mobilização e engajamento com a causa, tendo em mente que a Educação é um Direito de Todo Cidadão e que o analfabetismo deve ser tratado como uma violação desse Direito.

Referências
Livro “Preconceito contra o analfabeto” – Maria Clara Di Pierro / Ana Maria de Oliveira Galvão – Cortez Editora

Livro “Educação na imprensa brasileira” – Marta Avancini – ANDI – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DOS DIREITOS DA INFÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Fonte: http://www.zamplex.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário