“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

domingo, 29 de maio de 2011

Emoção

Por Simoninha.Lee

Fonte: Banco de Imagens


Interior do Sergipe, Carira.

Calor de 38 graus.

Parto para a zona rural. Mais um dia de trabalho. Uma hora de chão e muita ansiedade.

Ao chegar à sala, rostos cansados, queimados do sol. Sala cheia e muito calor humano. Muitas histórias de vida, muita aprendizagem. Aprendizagem construída pelos alunos, mas principalmente por mim. Cada história, uma lição de vida, uma aprendizagem que carrego comigo para sempre.

Plantação de milho a partir das 5 da manhã. Capinar a terra, afofar, arar a terra, regar, plantar, colher. Retorno para a casa, comer (quando tem), tomar banho e… Descansar? Não!

Estudar! Sim, estudar. A força e a garra destes alunos guerreiros não têm igual. Lição de vida.

Dentre tantas lições uma que ficará avivada eternamente em minha mente e no coração. Luciano era o nome dele. Educador, alfabetizador. Violão no braço, voz embargada, canção emocionada.

Depois do show a revelação:

- Se estou aqui hoje, alfabetizando, ensinando, aprendendo, doando é por esta mulher.

Ela: Andréa, coordenadora, ex-alfabetizadora.

E a surpresa continua:

- Esta mulher me alfabetizou, me ensinou e hoje quero retribuir um pouco este grande gesto de amor ao próximo. Alfabetizo, ensino com o mesmo amor que recebi.

Fim de aula. Rostos não mais cansados, mas muito emocionados, lágrimas rolaram. Alunos admirados, Coordenadora lisonjeada, e eu, maravilhada.

Sou grata pelo meu trabalho, sou grata pela oportunidade, sou grata pelo crescimento, sou grata pelos encontros, sou grata pelos grandes ensinamentos.

Não que tudo sejam rosas no trabalho. Muita coisa me entristece, muita coisa me estressa, muita coisa que revolta, principalmente quando muitas pessoas não entendem de fato o que é a doação pela educação, quando não entendem que lidamos com pessoas reais, quando não entendem que não é porque atendemos as minorias que o que oferecemos pode ser pouco, quando não entendem as dificuldades que enfrentamos na ponta por querermos sempre o melhor para o aluno. Isso e muitas outras coisas me entristecem. Mas, Lucianos e Andréas são o motivo para continuar acreditando. Continuar acreditando na educação, continuar acreditando que dar o meu melhor ainda vale a pena, continuar acreditando que outros algum dia também darão o seu melhor, continuar acreditando na mudança, na vida!


Sobre Simoninha.Lee
Sou pedagoga. Ja trabalhei na rede municipal de São Bernardo do Campo inicialmente como professora do Ensino Fundamental e depois como Coordenadora Pedagógica na EMEB. Janete Mally Bete Simões, com 40 turmas de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental e 10 turmas de EJA no período noturno. Hoje atuo como formadora nos projetos da ALfaSol dando formação a alfabetizadores e educadores das redes municipais em todo o país.

Fonte: http://www.cereja.org.br/historias/?p=172

Nenhum comentário:

Postar um comentário