“Na vida só há um modo de ser feliz. Viver para os outros.”

Léon Tolstoi

domingo, 22 de maio de 2011

Fonte: Banco de Imagens


Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Em 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 21 de maio como o Dia Mundial para a Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento, para destacar a importância dos valores da paz e da solidariedade. Este Dia destina-se a enviar a todos aqueles que buscam semear a divisão entre os seres humanos um sinal e dizer-lhes que suas tentativas sempre encontram resistência por parte daqueles que têm fé nas forças, mais poderosas, da tolerância e da compreensão.

De muitas maneiras, a causa da harmonia global é precária. A atividade econômica global e os avanços nas comunicações ilustram o aumento da interconectividade da humanidade, ainda que barreiras, desconfiança e hostilidade persistam entre pessoas e culturas. O aumento do contato também gera medos – imaginários e reais – de perder costumes, idiomas e identidades, que nos são caros.

Um mundo de paz e solidariedade só poderá ser alcançado através do reconhecimento e da celebração de nossa diversidade. Para marcar este Dia Mundial para a Diversidade Cultural, a Aliança das Civilizações das Nações Unidas e a UNESCO, em parceria com diversos atores, desde organizações populares até grandes empresas, estão realizando uma campanha para “Fazer UMA coisa” pela diversidade e pela inclusão em 21 de maio.

A campanha pede a todas as pessoas – de jovens a tomadores de decisão, de líderes religiosos a jornalistas, empresários e outros formadores de tendências e opiniões – que se manifestem pela riqueza espiritual, social e econômica que derivam de nossa diversidade cultural. Neste Dia, e durante toda nossa vida, tomemos medidas – em grande e pequena escala, com nossas famílias e amigos, velhos ou novos – que fortaleçam os laços, aprofundem nosso entendimento do valor da diversidade cultural e nos ajudem a viver melhor juntos.

Fonte: http://unicrio.org.br/dia-mundial-para-a-diversidade-cultural-e-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento-21-de-maio-de-2011/. Acessado em 21 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário