Fonte: Banco de Imagens
Por Blog Pedagogiando
Sobre a escola inclusiva há ainda muita polêmica sendo criada, discussões sobre esse paradigma ocorrem a todos os locais e a todo instante, porque para muitos a inclusão é somente para que os alunos deficientes frequentem as classes do ensino regular.
No entanto, somos todos diferentes, ser diferente é característico da condição humana, pois sentimos, pensamos e agimos de diferentes maneiras e magnitudes porque vemos e compreendemos o mundo diferentemente. Isto pressupõe que a escola inclusiva deve não somente aceitar a inclusão, mas deve também o respeito e a valorização dos diferentes saberes dos alunos e de suas diferenças.
Valorizada a diversidade a mágica será observar e acompanhar com curiosidade e encantamento a capacidade de cada um aprender no seu tempo, de diferentes maneiras, acolhendo, compartilhando, cuidando.
A diversidade humana em sua totalidade e, mais especificamente a deficiência, podem, e devem, se estabelecer em prol de um mundo melhor, onde o respeito às diferenças, o amor, a ética prevaleçam.
É chegado o momento da escola brasileira deixar de reproduzir a sociedade excludente em que sempre vivemos e sem distinção receber a todos que a procuram. É chegado o momento de assumirmos o compromisso de formar alunos com conhecimentos, mas acima de tudo cidadãos solidários, flexíveis,sensíveis, éticos.
Enquanto educadores, precisamos nos conscientizar de que talvez a raiz desta diversidade esteja localizada na própria conjuntura escolar excludente e nos falsos valores cultivados.
As limitações devem ser a alavanca para o enfrentamento dos ensinamentos e desafios que surgirão ao longo da vida de cada aluno e como educadores temos que nos desnudar dos medos e preconceitos, de nossa insegurança e nos conscientizarmos que é na diversidade que reside a riqueza das trocas que a escola propicia.
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