Por Blog Pedagogiando
Fonte:Banco de Imagens
Temos que concordar que muitos de nós passaram pela infância e, em tese,podemos dizer que não receberam as lições de respeito como deveriam. Com certeza foi a família que fracassou e em seguida os monitores das creches e professores. E assim encontramos-nos diante de um círculo vicioso, pois quem não recebeu as tais lições na infância, por certo também não conseguirá ministrá-las aos alunos.
Devemos, enquanto educadores, nos conscientizar de que talvez a raiz desta incompetência para resolver os problemas da educação brasileira de educar para a vida, para o respeito com si próprio e o outro, esteja localizada na reprodução dos valores cultivados da sociedade passada.
Formar estudantes não implica ensinar e praticar a solidariedade, ética, sensibilidade, respeito entre outros valores ?
Parafraseando Paulo Freire ensinar exige além de segurança, competência profissional e generosidade. Também são indispensáveis o comprometimento, a liberdade e autoridade, a arte da escuta, o reconhecimento que a educação é ideológica. O querer bem aos alunos, a disponibilidade para o diálogo e a compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo são da mesma maneira imprescindíveis na práxis educativa.
É preciso que o professor repudie a postura de portador da verdade e escute seus alunos, que aprenda a falar com eles, que construa vínculos, desenvolvendo assim, maiores possibilidades de conviver com o respeito ao outro . É importante que pensemos a respeito das causas antes de reclamar dos efeitos!
Vale a pena refletirmos um pouco sobre a questão!
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